quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O que faz bem ao coração?

Peço licença ao Seu. Firmino e a Sra. Custódia para iniciar esse texto de forma diferente das outras vezes (nomes escolhidos aleatórios mais preciso por causa da sua simbologia), não tanto como de costume, mas de forma meio literária se assim me permitirem.

Era um dia muito quente, beirando os seus 40º, resolvi então mergulhar num mar de reflexão para ver se aliviava um pouco o calor, foi quando ouvi como se estivesse bem aqui perto de mim, a voz de uma raposa muito sábia de um livro super interessante que conta uma riquíssima história. Era na verdade, um segredo, concedido a raros, por isso o repeti, a fim de não me esquecer: O essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração. Foi o que disse, tão certamente de sua certeza, mas as mesmas palavras não podem ser repetidas de forma vã, precisam ser muito bem compreendidas.


E foi quando mergulhei que entendi uma porção de coisas, grandiosas em sua simplicidade, pois vocês bem sabem que gosto de coisas simples. Mas foi aí que começou o princípio de um longo nado a braço. Fui compreendendo a cada braçada, não feito quem nada, mas quem descasca uma cebola pra ver o que está por dentro. As cebolas, é verdade, podem gerar mau hálito, mas tem lá suas vantagens. Sem rodeios! Sem rodeios!

Quando ouvi a expressão faz bem ao coração, fui entendendo então o detalhamento de tal linda composição. Certamente, se você trabalha, abre mão de algo precioso. Como, por exemplo, as preciosas horas de sono, importantíssimas e valiosíssimas. A gente bem sabe que não é fácil abrir mão do sono, chega às vezes até desejarmos ser feito àquela moça sonolenta daquela história contada na infância. Outros detalhes como pegar tantos ônibus, mais o metrô, o trem e ainda caminhar alguns bons passos até um lugar que certamente exigirá de você mais tempo, e vai gerar cansaço, tempo que você poderia estar gastando com outra coisa, ou pessoas especiais pra você, como alguém que se ama. No entanto, é importante, faz bem ao coração.


Que loucura! Eu explico, mas quando se entende isso as coisas mudam de sentido, se pensar que o pão quentinho que está sobre a mesa, que o gosto delicioso da margarina derretida é por conta do sacrifício que fizeste, do suor que derramas-te, então entenderá que tudo isso vale a pena e faz bem ao coração. Se olhar para aqueles olhos grandes daquele pingo de gente que te sorri com o rosto lambuzado de chocolate que acabou de ganhar de você é fruto do seu suor e do seu sacrifício, sua vida se encherá de sentido. Se por um acaso ascender à luz do seu quarto para procurar um livro, uma roupa ou o que seja, e essa luz acender, entenderás que seu sacrifício faz sentido, porque foi pelo seu suor, pelas horas de sono perdidas e que não voltam, é verdade, que conseguiu pagar a conta de luz, ajudar nas despesas de casa e poder então desfrutar de um banho quentinho e isso, certamente fará bem ao seu coração.

A questão está no invisível, pois bem disse à raposa que só se vê bem com o coração, como àquelas horas gastas a semana inteira para uma super prova, quem sabe para o vestibular ou simplesmente uma prova corriqueira, porem não menos importante, que exigirá seu esforço, e então enfim a recompensa da nota boa, que te encherá de orgulho, e encherá de orgulho os teus pais, que as vezes parecem só reclamar do que você faz, mas longe da sua presença enche o peito para falar bem de vocês pros amigos, vizinhos e até um conhecido que acabou de conhecer. E o diploma, finalmente conquistado, pode ser mais do que isso, mais do que um simples canudo, pode ser a porta pro seu futuro, e quando pensa no seu futuro, pensa em outros, pensa em ajudar, pensa em ser útil, pensa em casar, em compartilhar tudo, pensa em filhos e tudo isso começa a fazer mais sentido ainda.

Mas se você não pensa assim, se não dá valor às coisas invisíveis, seu coração aos poucos vai adoecendo e de vez fazer bem para si, encontra nisso um mal. É preciso tomar cuidado! Portanto, não tomarei mais o tempo de vocês, vou cuidar do que aquece o meu coração e desculpem-me se me excedi nas palavras e nas explicações, mas espero que isso também aqueçam os seus corações.

E não se esqueçam que é o tempo que você gasta com as coisas preciosas pra você, que as tornam tão importante.

A gente só conhece bem o que se cativa...

5 comentários:

  1. Sou imensamente feliz de ser seu amigo e de poder compartilhar contigo os momentos que você vive agora em sua bela vida! Li este livro apenas duas vezes, mas na segunda vez, quando eu já estava mais "grandinho", absorvi exatamente essas coisas lindas que você explicou nesse texto maravilhoso e absorvi outras coisas mais, esse livro é um livro muito político também, em algumas partes ele faz críticas muito fortes ao sistema capitalista, é um livro que ainda vai ser muito importante daqui a muitas gerações, é realmente um clássico. Vou mandar no seu e-mail um texto do Rubem Alves e um do Fernando Pessoa que falam muito sobre essa questão do olhar, e se você não tiver assistido ainda o filme "O Ensaio Sobre A Cegueira" deixo aí a sugestão, tanto o filme quanto o livro são muito bons!

    Grande abraço!!! Seu texto iluminou meu dia!!!

    ResponderExcluir
  2. Ownnn!!! Ná!
    Eu, finalmente, terminei de ler esse livro! Realmente ficou clara essa sua explicação e o exceder nas palavras está mais do que justificado...rs. "O que faz você feliz?" Difícil definir... Mas "O que faz bem ao coração?", isso a gente consegue sentir, fica mais entendível quando cativamos. Ótima sua interpretação!
    Muitas beijks!
    Amo-te de muitão, porque faz bem ao meu coração! ♥

    ResponderExcluir
  3. A essência do texto foi boa, mas tem um cheiro tão capitalista.
    Então pensei.

    É claro, em qual sociedade estamos?!
    Com quais problemas nos deparamos?!

    Você tem razão, dar atenção ao que interessa...pena que nem sempre tem-se tempo para isso!

    ai ai quantos poréns!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ná, lendo seu texto lembrei de um caso que meu irmão me contou. Ele faz biologia e tem um colega de sala com cerca de 35 anos, mulher e filhos, além disso tem 2 empregos na semana e com isso só tem 4 horas por dia para dormir, o cara é estudioso, adora biologia, mas as vezes tem vontade de parar, por ser muito cansativo para ele, ai certa vez ele conversando com meu irmão disse que não parou o curso, pois a filhinha dele diz para todo mundo que seu pai é biólogo, com grande orgulho.
    Ou seja o que dá sentido a vida que ele leva são as palavras de uma doce menininha, será que a vida precisa de algo a mais que isso para ter sentido?

    bjs, belo post.

    ResponderExcluir
  5. Lindo, lindo, lindo! Isso me faz lembrar: "Deus escolhe as coisas loucas para confundir as sábias". Absolutamente incrível.

    Ah, tô de visita numa casa nova. Passe lá, quando puder: http://conexao7.wordpress.com/

    ResponderExcluir