quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Estou aqui!!!

Aquela catraca faz falta, ela girava algumas histórias, umas das que eu mais gostava, e hoje já não gira mais no mesmo local, não sei se é apenas a falta da catraca, mas as férias que já chegaram para aquela trupe, não os vejo mais, sinto falta! Mas a bendita da catraca também foi uma surpresa no começo, frustrante para alguns, que resmungavam qualquer coisa pelo descontentamento, mas isso é até natural no começo, depois se acostumam.

Fora isso está quase tudo igual, as filas extensas, uma multidão de gente que madrugam para escrever suas histórias. Na viagem, apaguei, as histórias do ônibus não anotei, mas ao chegar no meu destino, notei, um menino de roupas limpas, de aparência boa, deitado na muretinha e dormindo, pensei: O que será que este menino faz aí? Sozinho! Ninguém estava com ele, foi tão rápido o giro dos segundos, mas meu coração se partiu ao ver aquela cena, como se partiu ao ver aquela multidão de gente, com seus colchões e família acampados na frente da Câmara Municipal.

Hoje quando cheguei, aquelas pessoas, já não estavam mais lá, depois de mais de três semanas, eles sumiram, podia ter ficado aliviada, mas pensei: Pra onde eles foram? Será que para um lugar melhor? Existe uma diferença entre as pessoas que não queriam que a vida fosse desse jeito, mas foram engolidos pelas circunstâncias, e os acomodados, que querem sombra e água fresca sem nenhuma gota de suor, existem os herdeiros de situações assim. É verdade que os dois plantam e colhem o que plantou, mas é triste mesmo assim. A desigualdade no mundo, a falta de emprego para todos, as falhas na educação colaboram muito para situações como estas.

Lugar de criança é na escola, não é na rua, não é dentro de um ônibus vendendo docinho, é dentro de casa, é dentro de um lar, seja ele feito do que for, o lar é dentro do coração das pessoas, criança precisa de alguém que seja por ela, não adianta ter casa boa, ter o filho na escola, se ele não sente que você se importa com ele, que gosta de ouvir o que ele tem para contar, que o incentive a aprender, a criar. “A vida é bela” é um dos filmes mais comoventes que já vi, o mundo pode estar muito feio ao nosso redor, mas a sensação de que alguém está aqui, já muda toda nossa forma de ver, de encarar a vida e nos incentiva a seguir em frente. Se você está aqui! Eu vou seguir!

5 comentários:

  1. Realmente é desconfortável ver pessoas em situações precárias... Mas tendo uns aos outros lutando pelo mesmo ideal, a dor é amenizada.
    Estou aqui para quando precisar, Ná!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. De arrepiar seu texto, realmente a vida é difícil e se não há ninguém que nos aconchegue no peito em duras horas e nos diga: Calma tudo vai melhorar. Ai a vida fica mais difícil ainda e a desigualdade social ainda ajuda muito a vivermos "morrendo comigo na mão" fazer que nem o Fernando.
    bj

    ResponderExcluir
  3. "Calma tudo vai melhorar" é a frase ideal para esse texto Góis. Assisti um filme baseado na realidade, não sei já viram, eu acho que se chama "UM SONHO POSSIVEL", é com a Sandra Bulock. Nessa história, tem o protagonista que se chama "Big John", ele é grandão, mas é uma pessoa super passiva e protetor mesmo tendo nascido numa casa cheia de violência e num dos bairros mais perigosos. Então como ele ficou assim uma pessoa tão amorosa? Simples, sua mãe lhe ensinou a fechar os olhos quando a coisa tava feia e dizia que estava tudo bem, que ia passar, que ia melhorar... Isso fez diferença na pessoa que ele se tornou. Não dá pra ignorar o problema e as coisas ruins, mas dá para encará-las de outro jeito.

    ResponderExcluir
  4. Utopia capitalista, querer dinheiro pra todo mundo. fazer o quê?

    ResponderExcluir