terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Quem quer pão?!

A moça sentada do meu lado, é jovem e bonita, para os que acham que essas duas palavras andam juntas. Eu, particularmente discordo, até pela relatividade e subjetividade de cada uma dessas palavras, no entanto, estava ela lá, sentada ao meu lado e gentilmente se ofereceu para segurar a bolsa da moça que estava em pé, a moça não recusou a gentileza, pois é fato que gentileza gera mais gentileza.
Animada, falava ao telefone, aparentemente com seu namorado, a qual carinhosamente ela chamava de "amor" e perguntava onde ele estava, devia ser apenas 7 horas da manhã, ao ouvir a resposta ela disse: "Comprando pão?! Que delícia, só eu que não compro pão", disse ela como se comprar pão fosse a coisa mais maravilhosa do mundo, e de fato, ela tem razão... A gente trabalha todo dia para comprar pão. Há tempos atrás quando o moço era bonito, ele era um pão. Até música o pão ganhou feita pela Xuxa, que era: "Quem quer pão, quem quer pão, quem quer pão, que tá quentinho, tá quentinho tá quentinho" e na oração o agradecimento pelo pão nosso de cada dia... o moço vendendo doce no ônibus que já vem com o discurso pronto: "eu poderia tá matando, eu poderia tá roubando", mas não, ele não está, está apenas tentando ganhar o pão, a criança jogada na sarjeta daria tudo por um pedaço de pão, o pai de família trabalha o mês inteiro para comprar pão para esposa e filhos. Alguns políticos roubam o "pão" do cidadão, outros desperdiçam, a celebridade pão também é comido pelos astros, não importa se ele é mais refinado ou recheado, é pão.
E nessa sociedade todo direito que todo cidadão deve ter é o direito do seu pão, mas lhe roubam o pão...e o direito? Que direito?

5 comentários:

  1. Eu quero!!! Comprar o pão é um prazer de poucos. Acordar cedo rouba nossas manhãs e perdemos aquela fornada quentinha... O direito de ter o pão é o mesmo que temos para trabalhar. Pois trabalhar nunca matou ninguém, então não vamos esperar o pão cair do céu... Não mão dos engravatados, só não pode virar "pão e circo". Não somos palhaços! Esqueceram dos nossos direitos...

    ResponderExcluir
  2. Talvez uma sociedade mais harmoniosa dependa das pessoas saberem dividir o pão.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro esse seu jeito de misturar poesia, crônica, política e outras viagens...
    Hoje não comi pão, mas um sonho que além do pão vem um recheio que me leva à essas outras viagens.

    Grande abraço srta. poeta, cronista e muito mais...

    ResponderExcluir
  4. É Góis, é isso mesmo... SE DIVIDISSEM O PÃO IGUALMENTE... tudo seria diferente.

    Aninha...CONCORDO COM VOCÊ, trabalhar é importante, mas por causa de uma meta, ter um seu ganha pão.

    Choony, como me deixa feliz seu comentário, acho que não mereço, não sou cronista, por exemplo, adoraria ser, adoraria CRONICAR rsrsrs.. Poeta? UM pouquinho só... E o resto? Eu tento!!! Valewzão mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, depois dessa pensei em quanto tempo não compro um pão...

    Agente pensa no pão concreto, no pão abstrato... Que jeitinho bom de ler o que você escreve... Vou passar mais por aqui...

    Adorei

    ResponderExcluir