segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Faça o que faz sentido

O barulho da chuva fazendo o sono ser mais gostoso, a vontade de ficar na cama torna-se mais irresistível. Tem dias que a gente não quer sair de casa e tem dias que nem deveria sair... Hoje pode ter sido um desses dias, um dia em que a TERRA DEVERIA TER PARADO*, porque a chuva já a faz girar mais lento. Não brilhou o sol, não sorriu o dia, chuva é boa, lava a alma da terra, transforma brotinhos em lindas flores, mas o pé na poça d'água parece dizer o contrário, depois de 15 passos molhados.
O caminho se torna lento, pessoas olham no relógio e dizem: "Vou chegar atrasado!", mas além do papo, fica o fato do caos inoportuno. "Por que as ruas enchem quando está chovendo?"*, canta Paula Toller, na música 8 anos. É um tremendo mar de gente*, os terminais transbordam, se já não fosse pouco para uma segunda-feira, mas ainda que lentamente, a terra continua girando.
Quem dera, se num dia como hoje, todas as pessoas resolvessem ficar em casa, deitados, assistindo um bom filme, ouvindo música, comendo uma pipoquinha ou tomando chocolate quente, curtindo a companhia de alguém ou a de si mesmo "Il piacere di non fare nulla" , como diria os Italianos, "O prazer de não fazer nada", como seria?
Mas a vida cobra sério e realmente não dá pra fugir*, todos os dias as pessoas levantam 3, 4 ou 5 da manhã, se vestem e vão para a labuta, as nossas necessidades nos colocam em lugares que algumas vezes deveríamos estar e outras não, alguns são sugados por essa vida, outros são tão relaxados que não se dão ao privilégio de serem úteis em alguma coisa. Até que ponto isso é vida? "A maioria das pessoas passa de oito a doze horas por dia fazendo coisas que não fazem sentido na vida delas"*. Faça aquilo que faz sentido.
*Se tiver sono, durma, se quiser cantar no chuveiro, cante, faça música, poesia, escreve um livro, faça um filme, veja menos TV ou assista desenho, diga se achar que deve dizer, ria sem motivo sem medo de parecer endoidecer, se apaixone mais, se apaixone todos os dias: por você, por alguém e até mesmo pelo mesmo alguém*. "Se não houver vento, reme! Se não houver lua, uive! Se estiver sem ar, se inspire! Se não houver chance, crie! Se houver silêncio, grite! Se não houver palavra, escute! Mas nunca desista do seu amor"*, nunca desista de sonhar, nunca desista de viver, se tiver trabalho, faça! Se ensinar te dá prazer, ensine! Se cuidar dos animais é a sua vocação, cuide! Mas faça aquilo que faça sentido pra você.


Obs: Algumas citações acima não são de minha autoria, mas de músicas como:

*O Dia em que a terra parou- Raul Seixas

*Oito anos- Paula Toller

*Lugar ao Sol- Charlie Brow

*Mar de gente- O Rappa

* O Mérito e o Monstro- Teatro Mágico

*Faça valer- RUB

* Nunca desista do seu amor- Rodrigo Santos

8 comentários:

  1. É Nazinha, eu acordei as 7 e 20, como sempre, é o primeiró momento q meu cel toca, e eu fico feliz em saber que tem mais uma hora...Fui ao banheiro e a Mamãe disse: "Pq vc já tá de pé?" e eu respondi: "Eu só vim ao banheiro, ainda tenho uma hora de sono...rs" Mas eu queria mais uma, e mais uma, e só mais uminhaaaa..rs

    ResponderExcluir
  2. É Názita precisamos viver, e "aceitar as pessoas como elas são".. !!

    Bjs flor *--*

    ResponderExcluir
  3. Mas isso é a pura verdade mesmo! Felizes sao os ursos que hibernam durante meses, comem salmao fresquinho no leito do rio e ainda acasalam sem ter que usar preservativos.

    Viu só, eu queria mesmo é ser um urso!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Larinha...
    As vezes tbm quero só mais uma horinha..e..mais uma...e mais uma rsrsrs

    Vivis: O que é viver? rsrs..Pergunta díficil né? VIVER é aceitar as pessoas como elas são? Não acho que devemo ACEITAR a tudo, amar, respeitar tudo bem, mas quanto a aceitar devemos tomar cuidado.

    Gerente: Rsrsrs..Boa comparação, gosto dos URSOS, de fato eles parecem ser felizes, os seres humanos se tornaram escravos do tempo, escravo dos desejos, escravo das próprias ambições... E isso nos consome mais do que deveria, mas do que consumimos coisas boas.

    Obrigada pessoinhas!!! O diário de Outro fica mais bonito com a presença de vocês...^^

    ResponderExcluir
  5. Fiz praticamente tudo isso, enfrentei a chuva, cheguei as 7:00 no trabalho, e quando bateu aquele soninho dormir na mesa do café da manha, dai acordei e resolvi trabalhar, mas pouco tempo depois o sono voltou a me afligir, então pensei: Vou domir! e fui. rsrs....fiz o que meu deu vontade rs...deixa meu chefe saber disso, mas enquanto eu puder farei. rs ...eu queria muito ficar em casa assistindo um filminho, ou quem sabe ver chaves, eu a patroa e as crianças, etc...mas tive que trabalhar ...ufa agora chega rs...beijosss

    ResponderExcluir
  6. Bryan: rsrsrsrs... Você é um sapequinha isso sim, rsrs Deixa mesmo seu Chefe saber disso. Mas bem vindo ao clube de quem as vezes deseja estar em casa ^^

    ResponderExcluir
  7. Oi Ná, muito legal esse texto.

    Eu acho que devemos fazer uma força para levantar de manhã (principalmente) e fazer todas aquelas coisas que nos são cobradas no dia-a-dia, mas devemos conhecer nossos limites, vi que uma das músicas que você citou foi "O Mérito e o Monstro" e ela foi uma das responsáveis por eu ter saído do meu antigo emprego, eu já chegava lá pensando "o que eu estou fazendo aqui?" e não queria continuar "Morrendo comigo na mão" então sai, assumi o risco e também os castigos por isso, mas sou mais feliz, as pessoas tem que ter coragem, não para fazer guerras, mas para lutar pelo o que acreditam e ser donas de si mesmas.


    Henrique Gois

    ResponderExcluir